Arte & Cultura

Liberdade

A Liberdade é um bairro onde se juntam as influências japonêsas de São Paulo. Desde a década de 1890, há imigração do Japão. Naquela época, a onda foi desencadeada devido à falta de trabalhadores para a colheita de café. Hoje o Brasil é o lugar com a  maior população de origem japonesa fora do Japão e aqui em São Paulo a Liberdade convida você a aprender mais sobre essa cultura muito interessante. Por exemplo, tem o Museu Histórico da Imigração Japonesa do Brasil onde você pode conhecer melhor a história. Mas a melhor coisa desse bairro é a Feira da Liberdade, onde você pode encontrar varias barracas com artesanatos lindos, e mais importante, com comidas diferentes e muito deliciosa.

Panelafro

O Panelafro é um evento que acontece sempre na última sexta feira de todo mês, na Zona Sul de São Paulo – Casa Cultural M’Boi Mirim.
O grupo Espírito de Zumbi mostra a cultura afro brasileira na periferia. Música, dança, poesia, rodas de ciranda, maracatu, afoxé, samba de roda, samba de coco, roda de capoeira e outras culturas brasileiras. Muito bonito ver todos dançando juntos.
Durante o evento é servido gratuitamente, um prato da culinária brasileira de ou origem africana, para todos.
Um evento de espírito harmônico e de respeito à diversidade. Cheio de abraços, sorrisos e muita alegria…

Fábrica de Cultura

A fábrica de cultura é uma das poucas coisas mais legais que a prefeitura de São Paulo fez, e faz sobre o tema cultura. Lá tem muitos cursos e atividades para pessoas de idades variadas: crianças, adolescentes, inclusive idosos. Além dos cursos regulares, tem apresentações, eventos, festas e muito mais. E vale ressaltar que todas as coisas oferecidas lá são totalmente gratuitas, até o lanche para os alunos. As áreas culturais variam de música, teatro, circo, jogos, artes, dança, e a biblioteca. Eu pessoalmente, participei regularmente das aulas de dança urbana aos sábados na fábrica de cultura São Luís. Era muito bom, o professor é muito profissional, extremamente qualitativo. Também participei de um workshop de dança. Tinha aulas com professores e professoras profissionais o dia todo e depois uma competição de grupos de dança. Estava cheio de pessoas, e novamente mostrou a alta qualidade das atividades e eventos oferecidos pela Fábrica de Cultura. Não sou apenas eu que gosto deste lugar. Desde que cheguei ao Brasil muitas pessoas, colaboradores e amigos falaram muito bem sobre a Fábrica de Cultura. Em São Paulo existe 11 núcleos de Fábrica de Cultura. Então se você mora em São Paulo, procure uma Fábrica de Cultura perto de você, vale a pena.

Fabrica de cultura